segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

1° Vale Histeria - São José dos Campos



Nossa contribuição para o 1°Vale Histeria, um festival faça-você-mesma feminista, que rolou sábado, dia 24/01/2014 em São José dos Campos. :)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sobre os ocorridos em um show de São Paulo

Aos que não acompanharam, fomos indiretamente citadas pelo vocalista de uma banda em um show gravado e postado no youtube. Segue abaixo o que o vocalista alegou ter dito na ocasião:

"Isso aqui vai pra qualquer otário que ficou se aproveitando do momento pra se crescer dentro de cena ou qualquer outra coisa e se acha porque colocou um capeta numa camiseta e escreveu 'Isso é feminismo'. Enfia no seu cú."

Fizemos uma camiseta estampada com o baphomet e o escrito "This is feminism". A ideia nada teve a ver com a banda em questão, seus integrantes ou seus amigos e não tínhamos interesse em atingir ninguém.

A discussão aconteceu em um post da banda Anti-Corpos e tivemos a oportunidade de responder:

"Não sei direito a quem você se refere quando fala dos 'otários' que se aproveitaram do momento pra crescer dentro da 'cena' ou de 'qualquer outra coisa'. Também não sei quem tá se achando porque 'colocou o capeta na camiseta' – você e seus amigos não citam nomes, isso é muito frustrante.

Mas enfim, vou falar em nome do coletivo Non Gratxs porque acho que é a nós que você está se referindo. A ideia de colocar o capeta na camiseta (gostei da rima), as iniciativas que temos e – olha só!!! – a criação do coletivo não tem nada a ver com você, seus amigos, suas bandas, sua cena ou o que seja. Juro! Não sei qual é a dúvida, eu realmente não consigo entender porque vocês acham que a gente tá sempre falando de vocês... vocês são adultos, são inteligentes, qual é a dificuldade? A gente cita o nome de vocês?

A gente não vai enfiar nada em lugar algum, simplesmente porque não é você ou seus amigos que nos falam o que devemos fazer. Isso também é algo óbvio, mas achei importante frisar. Não é você, homem, que vai dizer pra mim, mulher, se eu devo ou não ser feminista. Não é você que vai dizer se minha bandeira é válida de ser levantada ou não. Não é você que me diz se minhas convicções são reais ou não. Como já falaram aqui: se você manda a gente enfiar qualquer coisa no cu, você tá mandando o feminismo também. O coletivo é feminista e, obviamente, todas as meninas envolvidas são feministas. Se você não tem nada contra nós, por que essa hostilidade? O que fizemos pra você(s)?

Nosso objetivo não é tirar vocês desse pedestal no qual vocês se colocam, até porque nós não acreditamos na existência dele. Nosso objetivo não é desmerecer os anos de ativismo, de cena, de diy... até porque vocês mesmo já fazem isso, com atitudes como a do whatsapp, como essa do vídeo... Entende? Vocês não precisam de nós para serem expostos. E a gente não precisa de vocês pra crescer em nada. Até porque a única coisa que esperamos com o coletivo e com nossas ações é 'crescer' em conhecimento, em bom senso, em respeito e igualdade. E isso não envolve vocês, pode ter certeza.

Nós não queremos transformar essa cena num 'lugar pra um ficar apontando o dedo na cara do outro'. A gente não faz parte da cena de vocês, nós não queremos fazer parte. E se formos criar uma cena será algo tão diferente do que é a de vocês, que me sinto até desconfortável de chamar de 'cena'. Fica tranquilo, siga com seu corre, a gente não liga pra nada do que vocês fazem. A não ser quando isso envolver as mulheres ou o feminismo."

Mantemos e reforçamos nossas palavras!